Extensão para o Google Chrome: Alarmes de TV

Desenvolvi, há uns anos, uma extensão para o Google Chrome. Em poucas palavras, o seu objetivo é que o utilizador seja notificado quando os seus programas de TV favoritos forem começar. Já existem algumas apps nesse sentido, mas nenhuma avisa o utilizador de um programa de forma recorrente; apenas o fazem uma vez (o utilizador tem de estar sempre a ativar)…

Os dados são provenientes de uma API providenciada pelo SAPOA extensão ficou inativa uns tempos porque o SAPO alterou o endereço e formato da API do EPG. Há pouco tempo decidi voltar a dar vida à mesma.

E porque fiz a extensão? Para além de também querer ser avisado dos programas de TV, também quis pôr à prova algumas tecnologias. Apresento as principais, assim como o motivo do seu uso:

  • jQuery: para além da manipulação gráfica que este torna fácil, foi usado também para parsing do XML do EPG do SAPO. Isto prova que o DOM não tem apenas de ser de uma página HTML; pode ser também um XML. Vem também comprovar que o jQuery pode ser usado sem problemas numa extensão (ou seja, a biblioteca não apoia apenas o desenvolvimento de web apps/sites).
  • Storage do Chrome: para poder guardar as opções do utilizador. Como foi usado o objeto chrome.storage.sync, as opções são sincronizadas na conta Google do utilizador, pelo que estão disponíveis nos seus vários dispositivos.
  • Notificações do Chrome: para notificar o utilizador, até quando o browser está desligado, é possível usar estas notificações (que só funcionam no contexto de uma extensão; não num site). Estas notificações consideram a noção de ‘template’ que confere layouts às mesmas (e.g. ‘progress’ foi usado para ver quanto do programa já passou).
  • Audio Data API: para tocar um som ao chegar uma notificação (de notar que a API de som não é suportada pelo IE, pelo menos até ao 11).. Tão simples como:
    var audio = new Audio('http://url_do_audio.mp3');
    audio.play();

Estou a pensar integrar as notificações com o Google Calendar, para testar a sua API, podendo assim notificar o utilizador via SMS ou popup. Quem sabe venha a desenvolver uma app para Android e/ou iOS, dado que as que existem apenas avisam o utilizador uma vez… e não de forma recorrente.

One thought on “Extensão para o Google Chrome: Alarmes de TV

Deixar uma resposta